Cálculos
Cálculos urinários são pedras encontradas dentro da via excretora dos rins. Podem provocar dores intensas (cólica renal), obstruções do trato urinário com dilatação do rim, sangramento (hematúria) e infecção urinária. A infecção urinária é considerada uma complicação importante, que deve ser controlada antes do tratamento dos cálculos.
Os cálculos urinários quando pequenos (5 mm) podem ser eliminados espontaneamente. Todavia as pedras maiores requerem intervenções médicas para a cura do paciente. Atualmente a Litotripsia extracorpórea por ondas de choque é o tratamento mais utilizado. Entretanto para os cálculos infectados, de maior volume, ou associados à malformação do trato urinário deverão ser extraídos por cirurgias endoscópicas (minimamente invasivas) através de cistoscópios, ureteroscópios ou nefroscópios.
Considerando que esses instrumentos são de pequeno calibre, há a necessidade da fragmentação intracorpórea dos cálculos para sua extração pelas vias naturais ou por pequenos orifícios na pele. A Urotec trabalha com um Laser de nova geração - Holmium Laser 100 w - Luminis, de alta potência e que, é o mais efetivo equipamento para a fragmentação de cálculos urinários com facilidade e rapidez.