Doenças da próstata

O Câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens e é o segundo em mortalidade. Pode ser diagnosticado precocemente com exames anuais de rotina (toque retal e PSA) nos indivíduos acima de 50 anos e a partir dos 40 anos nos pacientes que tem parentes próximos com câncer prostático.

Os tratamentos para a doença limitada à próstata geralmente são curativos: Cirurgia (aberta, laparoscópica ou por robot), Radioterapia Externa e Braquiterapia. A arte médica consiste em escolher o tratamento apropriado para cada paciente, uma vez que para cada tipo de tratamento utilizado pode haver consequências. Na fase adiantada da doença a retirada dos hormônios sexuais masculinos é o tratamento mais efetivo, todavia a quimioterapia, vacinas e outras terapias estão sendo desenvolvidas com o objetivo de controlar e até mesmo curar o câncer prostático.

Outra doença muito frequente em homens idosos é a Hiperplasia da próstata. Trata-se de um tumor benigno que se manifesta após os 50 anos podendo atingir a quase totalidade dos homens aos 80 anos. A Hiperplasia da próstata ocasiona dificuldade ou dor para urinar, geralmente caracterizada por micções noturnas, incompletas e com jato urinário fraco. Na fase mais adiantada da doença pode apresentar infecção urinária, sangramentos, cálculos de bexiga, incontinência urinária e até mesmo retenção urinária completa.

O tratamento inicial é com medicamentos, todavia na fase mais tardia da doença a cirurgia pode ser a solução mais apropriada. A ressecção endoscópica de próstata e a cirurgia aberta são amplamente empregadas. Já existem diversos equipamentos de Laser desenvolvidos para o tratamento cirúrgico da próstata. A Urotec está equipada com Holmium Laser 100 w - Lumenis e com Laser Verde – Green Light para a solução minimamente invasiva dessa doença.
Av. Carlos Correia Borges, 887, Maringá - Paraná
0800 601 2226
44 3262 2226